
As vendas de veículos elétricos novos cresceram 24% na União Europeia (UE) no primeiro trimestre, com 413 mil unidades. O ritmo de alta só não foi acompanhado pela Tesla, que anotou queda no mesmo período.
Os dados são da Acea, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis. Com o resultado, as vendas de veículos elétricos da Europa representaram 15,2% do mercado da UE no trimestre. No mesmo período no ano passado, apontaram os dados da associação, a fatia era de 12%.
Vendas de veículos elétricos da Tesla caem em mercados importantes da Europa
O crescimento, no entanto, contrasta com o desempenho de uma das principais fabricantes de carros elétricos do mundo, a Tesla.
Os dados da Acea mostram que a marca norte-americana registrou queda nas vendas de veículos elétricos nos principais mercados da Europa, como Alemanha, França, Itália e Holanda, por exemplo.
A queda das vendas da marca, segundo analistas internacionais, se deve à rejeição do mercado ante a figura de seu CEO, Elon Musk, e sua relação com o governo dos Estados Unidos, que promoveu tarifaço global justamente no primeiro trimestre.
Os números do primeiro trimestre de 2025 também mostraram aumento de 20,7% nos novos registros de carros híbridos na União Europeia, com 964 mil unidades.
Mercado geral encolhe no bloco europeu
As vendas gerais de carros novos na Europa, por outro lado, caíram 2% no primeiro trimestre, na comparação com o resultado visto no mesmo período do ano passado.
O balanço da Acea mostra que foram emplacados até março 2,71 milhões de unidades na região.