logo

vendas globais

Vendas globais: Toyota lidera ranking e Stellantis apresenta maior queda

A perda de espaço no mercado chinês e na América do Norte afetou as vendas globais de veículos e o desempenho comercial das montadoras no ano passado.
Author image

Redação AB

05 fev 2025

2 minutos de leitura

O ano de 2024 não foi fácil para a maioria das montadoras em termos de vendas globais de veículos. Muitas delas encerraram o período em queda na comparação com os resultados de 2023.

A começar pela líder Toyota, que conseguiu manter o primeiro posto do ranking geral de novo, ainda que suas vendas de veículos no mundo tenham caído 1,5% ante 2023.

Contudo, no ano passado, a empresa – e outras rivais – perdeeram participação no mercado asiático frente à ofensiva de modelos elétricos na China, por exemplo, impactando suas vendas.

O mesmo ocorreu com a segunda colocada, a Volkswagen, cujas vendas globais no ano passado somaram 9 milhões de unidades, 2,3% a menos por causa das perdas na China.

Na terceira posição ficou a tabelinha Hyundai-Kia, cujas vendas em 2024 totalizaram 7,2 milhões de unidades, 1% a menos. Houve queda nas vendas na Europa e na Coreia do Sul.

Em quarto lugar, a aliança Renault Nissan vendeu 6,2 milhões de unidades no ano passado, 1,5% a mais do que em 2023, o que refletiu no aumento das vendas globais de veículos da empresa.

Maior queda nas vendas globais foi apresentada pela Stellantis

Fechando o Top 5, a General Motors vendeu 5,96 milhões de veículos em 2024, resultado que representou queda de 1,8% ante o desempenho de 2023.

De todas as 10 empresas que mais venderam no ano passado, a Stellantis foi a que apresentou maior porcentual de queda, -6,2%, com 5,3 milhões de unidades vendidas. Isso impactou drasticamente as vendas globais de veículos.

No entanto, ainda que a empresa tenha apresentado um bom desempenho comercial na América do Sul, resultados na América do Norte derrubaram os seus números.

O fato levou a companhia a promover mudanças no quadro de executivos para tentar melhorar as vendas globais de veículos.