
A Renault voltou a obter resultados positivos em 2024. A empresa encerrou o ano com alta nas vendas globais pelo segundo ano consecutivo.
Em 2024, a Renault vendeu 1,57 milhão de veículos no mundo. A montadora teve alta de 1,8% ou 28 mil unidades em relação aos números obtidos em 2023.
“O crescimento da Renault foi alavancado pelas estratégias de produtos e tecnologias do plano Renaulution, implementadas de forma consistente pelas equipes da marca há quatro anos. Isso nos dá a agilidade necessária para aproveitar oportunidades, mas também para proteger nossos preços e valores residuais”, disse Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault.
O bom resultado foi atribuído ao lançamento de oito modelos novos (Scénic E-Tech 100% elétrico, Rafale, Symbioz, Master, 5 E-Tech, Duster, Kardian e Grand Koleos) e uma reestilização (Captur).
Vendas da Renault têm alta de 3,3% na Europa

Na Europa, a Renault cresceu 3,3% (praticamente o dobro do mercado local, cuja alta foi de 1,7%) e atingiu pouco mais de 1 milhão de veículos vendidos. Esse volume representou participação de mercado de 6,7%.
Entre os mercados do continente, destaques para o Reino Unido (+21,4%), Espanha (+10,8%) e Itália (+6,7%). Na França, a Renault cresceu 0,4% em um mercado que teve queda de 2,5% em 2024.
A montadora também obteve êxito nas vendas de sua linha de carros eletrificados. Houve aumento de 20% no mercado europeu, com alta de 30% na gama de veículos híbridos. Neste segmento, aliás, a Renault ocupa a vice-liderança geral na Europa.
Nos carros elétricos de passeio e comerciais leves, a Renault cresceu 9% na Europa. Para 2025, a marca prepara a estreia do Renault 4 E-Tech.
Vale ressaltar o desempenho do Renault 5 E-Tech na França, onde acumulou quase 10 mil emplacamentos. O sucesso fez o modelo liderar o segmento de compactos elétricos da categoria B nos meses de novembro e dezembro.
Kardian ajuda marca a crescer 10% no Brasil

No Brasil, a Renault teve alta de 10% nas vendas em 2024. Segundo números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a fabricante ocupou a sexta posição no ranking de emplacamentos de automóveis de passeio e comerciais leves.
Ao longo dos 12 meses do ano passado, a Renault licenciou 139.288 veículos. Com isso, a montadora obteve 5,61% de participação de mercado.
Esse resultado foi obtido em grande parte pelo lançamento do Kardian. O SUV compacto estreou no país em março de 2024 e fechou o ano passado com 24.447 unidades emplacadas.