
A startup americana Voltpost irá adaptar 50 postes de luz no estado de Connecticut (EUA) para servirem também como estações de recarga. A empresa, especializada nesse tipo de retrofit, irá realizar o trabalho ao longo de 18 meses, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026.
O que a Voltpost faz é transformar postes já existentes para que atuem também como estações de recarga, com dois carregadores presentes em cada poste.
A voltagem dos carregadores é de 240V, o que permite uma carga em até 8 horas, caracterizando o que se chama de Carregamento Nível 2 (o mais rápido de todos é o Nível 3). Os clientes acessam e pagam o serviço por meio de um app e não há assinatura: cada um paga o que consumir.

As localidades dos posts a serem adaptados não foram definidas ainda, mas a empresa já informou que 20% deles ficarão em áreas periféricas.
No estado de Connecticut, há uma pressão para que se aumente a frota de elétricos, que atualmente é apenas de 1,2%. Para conseguir isso, o estado também precisa investir em infraestrutura de recarga — atualmente, estima-se que pelo menos 1.500 novas estações são necessárias.
Fundada em 2021 com a proposta de transformar postes em carregadores, a Voltpost já tem projetos-piloto em estados como Nova York e Detroit. Em janeiro, a empresa conseguiu US$ 2,6 milhões de financiamento público para transformar 75 postes na região que abriga Nova York, Nova Jersey e Connecticut.