
A fabricante catarinense de autopeças Zen inicia a operação de sua nova unidade fabril. Construída no mesmo endereço da sede atual, em Brusque (SC), a nova fábrica integra um ciclo de investimentos de R$ 150 milhões, entre obras e aquisição de equipamentos.
São cerca de 6 mil metros quadrados adicionais de área construída. A inauguração ocorreu na terça-feira, 20, no mesmo dia em que a empresa alcança os 65 anos de existência.
A nova fábrica internaliza totalmente a preparação e trefilação de fios-máquina, o que resulta, segundo a Zen, em mais agilidade, segurança, rastreabilidade e qualidade.
“O projeto foi concebido para fortalecer nosso processo produtivo com mais integração, velocidade e controle de qualidade. A nova fábrica nos permite ampliar a capacidade de resposta ao mercado”, garante o diretor de operações da Zen, Eduardo Bertolini.
Nova fábrica da Zen vai melhorar processos
Segundo o presidente do conselho, Paulo Nunes, o principal objetivo do investimento não foi o fator custo, mas proximidade e flexibilidade, com a expansão dos negócios a partir da melhoria dos processos.
“Antes comprávamos [o aço trefilado] de fornecedores e o processo logístico, às vezes, era complexo”, recorda.
A nova estrutura reúne seis etapas principais de produção: recebimento de matéria-prima (fios-máquina, vinda de fornecedores locais e externos), jateamento, compactação, fosfatização, trefilamento e aquecimento.
Uma estação de tratamento de água dentro da própria fábrica da Zen garante a redução do impacto ambiental pela reutilização de água em diferentes etapas da produção.
“A água de enxágue de três tanques é reutilizada, reduzindo significativamente o consumo, enquanto os insumos selecionados minimizam a geração de lodo e de efluentes industriais”, garante Bertolini.
De acordo com a Zen, o ciclo de investimentos também prevê a chegada, ainda neste ano, de uma conformadora de 1.200 toneladas e uma linha de forjamento a quente, que possibilitam ampliar o portfólio de produtos para o mercado de mobilidade.
Geração de empregos será gradual
A nova unidade também incorpora soluções como ventilação forçada moderna, paredes de concreto com espessura reforçada e telhas com isolamento acústico, o que ameniza a temperatura interna e reduz o impacto sonoro no entorno. A produção efetiva terá início a partir de 26 de maio.
O volume de contratações na nova fábrica foi pequeno, 12 novos colaboradores, mas o material produzido vai favorecer o recrutamento na planta ao lado, onde são fabricados os componentes automotivos. A cada mês são admitidas entre 30 e 50 novas pessoas.
“A nova área é um exemplo de inovação sustentável. Somos uma das empresas com a trefila (equipamento para ajustar a espessura do material) mais moderna na América Latina, com alta automação e capacidade de processar bitolas de grande tamanho”, explica Bertolini.
“Nosso processo de fosfatização é altamente inovador em comparação com linhas que utilizam banho de ácido. Somos uma das poucas instalações no mundo a operar com essa tecnologia, que elimina a necessidade de ácido”, enfatiza o executivo.
A Zen é uma empresa familiar fundada em 20 de maio de 1960, em São Paulo. Em 1974 se transferiu para Brusque. Sua produção atende ao mercado interno e também é exportada para mais de 70 países, em cinco continentes.
Entre seus principais produtos estão impulsores de partida, polias de alternador, tensores de correia, kits de distribuição, motores de partida, alternadores, rolamentos, relés de partida e outros itens para os segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket).
A Zen tem cerca de mil funcionários e fabrica a cada ano 15 milhões de componentes.