logo

App para achar vaga para estacionar mantido pelo governo? Cidade nos EUA lança a novidade

Implantado em Phoenix, ParkPHX permite procurar, agendar e pagar vagas com antecedência em estacionamentos públicos e privados
Author image

Victor Bianchin

05 mar 2025

2 minutos de leitura

O governo da cidade de Phoenix, capital do estado do Arizona (EUA), anunciou na semana passada um novo aplicativo chamado ParkPHX que irá ajudar os moradores a encontrarem vagas para estacionar. De acordo com as autoridades, o app reunirá informações sobre a disponibilidade de vagas e guiará os motoristas para onde elas estão.

De acordo com o governo, o app para estcionar trará informações sobre todas as vagas de em pátios gerenciados pelo governo disponíveis na cidade, além de fornecer “reservas de vagas integradas e bilhetagem dinâmica para entidades parceiras participantes”.

Ou seja: estacionamentos privados também serão contemplados, desde que os responsáveis façam parcerias com o governo para integrar suas informações à plataforma digital.

Por meio do aplicativo, será possível filtrar as vagas por localidade, acessibilidade para deficientes, limite de altura e presença de carregador para veículos elétricos (VEs).

App para estacionar também terá serviço de valet

Será possível reservar as vagas e pagar por elas, com a possibilidade de escolher por aluguéis singulares, semanais e mensais, dependendo da vaga. Serviços de valet também serão contemplados no app para estacionar. Quem não quiser usar o smartphone poderá acessar o serviço pelo site oficial.

“Nós sabemos que, quando as pessoas vêm para o centro, elas querem ver um jogo, assistir a um show ou visitar um de nossos incríveis restaurantes”, afirmou em comunicado Jerry Harper, diretor do Phoenix Convention Center, que gerencia os estacionamentos que pertencem à cidade.

“Como a quinta maior cidade do país, nosso centro atrai milhares de visitantes e moradores para eventos e atrações. O ParkPHX permitirá que as pessoas reservem sua vaga com antecedência e dará a elas mais tempo de explorar o centro, em vez de ficar procurando lugar para estacionar”, disse.
O serviço já está disponível no site oficial.