
Elevar a participação das mulheres na indústria ainda é um desafio. Para melhorar os resultados nesse campo, Automotive Business se uniu à Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Paula Braga, CEO da publicação, e Giovanna Riato, editora-chefe, passaram a integrar o Confem – Conselho Superior Feminino da entidade.
O objetivo é elevar a interlocução do setor automotivo com outros segmentos industriais, trocar boas práticas e dar ainda mais alcance à busca por representatividade nas empresas. Como primeiro passo da colaboração, Automotive Business apresentou ao Confem os resultados mais recentes da pesquisa Diversidade no Setor Automotivo.
“Aprendemos muito nessa jornada de oito anos trabalhando o tema no ecossistema da mobilidade, que ainda é tão masculino”, disse Paula. “Certamente, temos muito a dividir e muitas práticas a compartilhar que podem ser úteis a outras indústrias. Por outro lado, há enorme espaço para aprendermos com experiência do Confem e acelerar ainda mais a pauta no setor automotivo”, complementou.
A indústria responde por quase 25% do PIB brasileiro e emprega 11,5 milhões de pessoas, respondendo por 21% das vagas formais do país. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com números tão robustos, o setor tem enorme potencial de gerar impacto positivo na sociedade, principalmente ao empregar mais mulheres e grupo diversos hoje ainda subrepresentados.
O objetivo do Confem é ampliar o número de talentos femininos no setor industrial, além de
sensibilizar empresários e líderes sobre os benefícios econômicos e sociais da equidade de gênero para a sustentabilidade dos negócios. O conselho também investe na capacitação de mulheres e em mentorias para aceleração de suas carreiras.