logo

diversidade e inclusão

Fórum AB Diversidade traz casos de sucesso no setor automotivo

Representantes da Bosch, Cummins e Stellantis abordaram desafios e conquistas da agenda de diversidade nos últimos anos
Author image

Natália Scarabotto

22 mai 2025

3 minutos de leitura

O Fórum AB Diversidade reuniu executivas da Bosch, Cummins e Stellantis em um painel para compartilhar os desafios e conquistas de suas iniciativas de diversidade no setor automotivo. O evento aconteceu na sexta-feira, 16, no Hotel Sheraton WTC, em São Paulo.

As três empresas se destacaram nos últimos anos pela incorporação da diversidade como parte central de suas estratégias de negócios. Desde então, implementam ações afirmativas, programas e metas voltadas para a inclusão de mulheres, pessoas negras, LGBTQI+, pessoas com deficiência, entre outros grupos minorizados.

Desafios também na pauta da diversidade no setor automotivo

O vice-presidente de RH da Bosch, Fernando Tourinho, abordou alguns desafios da empresa. “Falamos também de equidade, e esse ainda é um grande desafio na nossa empresa. Como tornar as oportunidades realmente diferentes para pessoas diferentes?”, questionou.

Ele reforçou a importância de alinhar as necessidades sociais ao negócio.

“Nosso maior desafio é tornar isso sustentável. Como atrelar as necessidades sociais das nossas pessoas ao negócio? Talvez nós, empresas, hoje tenhamos que dar a resposta para os anseios da sociedade, que a sociedade não dá. E os governos menos ainda.”

Para garantir a diversidade, a Bosch investe na formação de talentos desde a base, por meio de uma escola de manufatura e uma plataforma online.

“Não há restrição para os alunos, além da faixa etária e da condição de baixa renda. Quando não impomos filtros, a diversidade aparece naturalmente. Aí, nós formamos o conhecimento técnico e 98% deles permanecem na empresa”, destacou Tourinho.

Como reconhecimento pelas boas práticas, Bosch, Cummins e Stellantis foram premiadas com o AB Diversidade e ESG, entregue durante o evento.

Stellantis aposta em inclusão com tecnologia

Na Stellantis, a diversidade é parte da estratégia e da política global da montadora. A executiva Brenda Sznajderhaus se orgulha em dizer que no eixo de Pessoas com Deficiência a empresa está muito bem, superando a cota determinada por lei.

“Superamos a cota, com orgulho, mas nosso foco é ir além: incluir de forma real. A maioria dos nossos colaboradores com deficiência é composta por pessoas com deficiência auditiva. Por isso, neste ano, implementamos um sistema de tradução simultânea em Libras disponível 24 horas por dia em todas as fábricas”, explicou.

O eixo de gênero também é um dos mais consolidados na empresa, com programas voltados à atração, desenvolvimento e preparação de lideranças femininas.

Brenda também ressaltou o foco na inclusão de pessoas negras. “Trabalhamos o desenvolvimento desses talentos para fortalecer o pipeline e os planos de sucessão. Buscamos garantir oportunidades com intencionalidade e justiça.”

Na Cummins, diversidade é peça-chave na inovação

A Cummins também superou a cota de pessoas com deficiência e trabalha esses pilares da diversidade, algo que está no DNA da marca. Por isso, a empresa acredita que equipes diversas são a chave da inovação.

“Os clientes podem ser muito criativos ao trazer problemas, e nós precisamos ser muito criativos e muito inovadores pra solucionar esses problemas”, disse a líder de diversidade, equidade e inclusão da Cummins, Denise Borges.

“E a maior probabilidade de inovar é quando eu trago perspectivas diferentes para a sala, que tem perfis diferentes e podem trazer abordagens diferentes, pensar completamente fora da caixa. Isso é vencer com o poder da diferença”, completou ela.

Para criar um ambiente acolhedor para toda a diversidade de pessoas, a executiva aponta que é essencial criar oportunidades para dar voz às pessoas e saber ouvi-las. Ou seja, ter a escuta ativa para entender o as especificidades de cada grupo ou indivíduo.