logo

prêmio sae de jornalismo

Automotive Business vence 18º Prêmio SAE de Jornalismo

Série de matérias escrita por Fernando Miragaya foi premiada na categoria “Internet”
Author image

Redação AB

08 out 2025

3 minutos de leitura

Automotive Business vence Prêmio SAE de Jornalismo
Da esq. para dir.: Claudio Castro (SAE), Tião Oliveira (Estadão), Fernando Miragaya (AB) e Gabriel Aguiar (Toyota)

Automotive Business foi uma das vencedoras do 18º Prêmio SAE de Jornalismo, organizado pela SAE Brasil durante a 32ª edição do Congresso SAE Brasil com o patrocínio da Toyota.

AB levou o prêmio principal na categoria “Internet” com a série de cinco reportagens “Os desafios do Proconve L8 para as engenharias das montadoras”.

Veja todas as matérias da série premiada pela SAE Brasil:

Quem assina as matérias é o editor de produto, Fernando Miragaya.

“Curiosamente, a complexidade do Proconve L8 se refletiu no processo da reportagem”, revela Miragaya. “A ideia original previa uma matéria única, mas o novo programa de emissões trouxe tantos desafios e mexeu com tantas áreas que foi necessário fazer uma série de matérias para contemplar o impacto na cadeia”, completou.

As Menções Honrosas na categoria foram para Sergio Quintanilha, do Guia do Carro, com “Viagem de carro elétrico: BMW i5 M60 tem alcance real de 420 km, mas só a 120”; e Júlia Maria Toledo, para o site da Autoesporte, pela matéria “Influencer PCD dirige picape só com os pés sem precisar de adaptação”.

O prêmio foi entregue por Claudio Castro, presidente do Conselho da SAE Brasil. Também estiveram na cerimônia Tião Oliveira, editor de Soluções de Conteúdo do Estadão; e Gabriel Aguiar, assessor de imprensa da Toyota do Brasil.

Prêmio SAE de Jornalismo também teve outras categorias

Além de Automotive Business, o Prêmio SAE de Jornalismo também reconheceu publicações em outras duas categorias.

Em “Mídia Impressa”, a grande vencedora foi Nubya Oliveira, do jornal “O Tempo”, com a matéria “Lítio: o novo ouro de Minas”.

As Menções Honrosas foram para Júlia Maria Toledo e André Paixão, da revista “Autoesporte”, com a matéria “Como será o carro daqui a 60 anos?”, e Domingos Zaparolli, da revista “Pesquisa Fapesp”, com a reportagem “Para capturar o CO2”.

Na categoria “Vídeo”, Fábio Trindade, do “Motor1.com”, foi o vencedor com a matéria “O consumo real de 10 carros elétricos em ciclo urbano e rodoviário – o maior teste do Brasil”.

Receberam Menção Honrosa nessa categoria Jason Vogel, também do “Motor1.com”, com a matéria “Ferrari 499P: tecnologia híbrida usou “etanol de vinho” para vencer 24 Horas de Le Mans”, e Alexandre Carneiro, com “Carros elétricos têm maior risco de incêndio que os modelos a combustão?”, para o site “Autos Segredos”.