
Automotive Business foi uma das vencedoras do 18º Prêmio SAE de Jornalismo, organizado pela SAE Brasil durante a 32ª edição do Congresso SAE Brasil com o patrocínio da Toyota.
AB levou o prêmio principal na categoria “Internet” com a série de cinco reportagens “Os desafios do Proconve L8 para as engenharias das montadoras”.
Veja todas as matérias da série premiada pela SAE Brasil:
- Proconve L8: quatro informações para entender a nova regra de emissões para veículos leves
- Com Proconve L8, injeção direta pode ganhar presença em 80% dos carros no Brasil
- Catalisadores ganham novo status com o Proconve L8
- Comando variável, start stop e até acelerador: detalhes que ajudam os carros no Proconve L8
- Híbrido leve é atalho para carros atenderem ao Proconve, mas não será o suficiente
Quem assina as matérias é o editor de produto, Fernando Miragaya.
“Curiosamente, a complexidade do Proconve L8 se refletiu no processo da reportagem”, revela Miragaya. “A ideia original previa uma matéria única, mas o novo programa de emissões trouxe tantos desafios e mexeu com tantas áreas que foi necessário fazer uma série de matérias para contemplar o impacto na cadeia”, completou.
As Menções Honrosas na categoria foram para Sergio Quintanilha, do Guia do Carro, com “Viagem de carro elétrico: BMW i5 M60 tem alcance real de 420 km, mas só a 120”; e Júlia Maria Toledo, para o site da Autoesporte, pela matéria “Influencer PCD dirige picape só com os pés sem precisar de adaptação”.
O prêmio foi entregue por Claudio Castro, presidente do Conselho da SAE Brasil. Também estiveram na cerimônia Tião Oliveira, editor de Soluções de Conteúdo do Estadão; e Gabriel Aguiar, assessor de imprensa da Toyota do Brasil.
Prêmio SAE de Jornalismo também teve outras categorias
Além de Automotive Business, o Prêmio SAE de Jornalismo também reconheceu publicações em outras duas categorias.
Em “Mídia Impressa”, a grande vencedora foi Nubya Oliveira, do jornal “O Tempo”, com a matéria “Lítio: o novo ouro de Minas”.
As Menções Honrosas foram para Júlia Maria Toledo e André Paixão, da revista “Autoesporte”, com a matéria “Como será o carro daqui a 60 anos?”, e Domingos Zaparolli, da revista “Pesquisa Fapesp”, com a reportagem “Para capturar o CO2”.
Na categoria “Vídeo”, Fábio Trindade, do “Motor1.com”, foi o vencedor com a matéria “O consumo real de 10 carros elétricos em ciclo urbano e rodoviário – o maior teste do Brasil”.
Receberam Menção Honrosa nessa categoria Jason Vogel, também do “Motor1.com”, com a matéria “Ferrari 499P: tecnologia híbrida usou “etanol de vinho” para vencer 24 Horas de Le Mans”, e Alexandre Carneiro, com “Carros elétricos têm maior risco de incêndio que os modelos a combustão?”, para o site “Autos Segredos”.