
A participação dos carros eletrificados no mercado de veículos leves foi de 9,4% em agosto, contra 6,6% do mesmo mês do ano passado. É o que aponta levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Descubra no #ABX25 qual é o futuro do mercado de carros elétricos seminovos. Garanta sua vaga
Segundo a entidade, no mês foram negociadas mais de 20 mil unidades. Com esse ritmo, a ABVE estima que o segmento deva fechar 2025 com alta de dois dígitos.
“Esses números são significativos. As vendas de eletrificados continuam aquecidas, mesmo diante de taxas de juros altas e do aumento do imposto de importação de veículos elétricos”, afirmou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
A participação de cada tecnologia no mercado de carros eletrificados
Em um cenário conservador, a associação projeta que as vendas devem chegar a pelo menos 200 mil, o que significaria aumento de 13% sobre o total de 2024 (177.358). Em uma previsão mais otimista, a entidade aposta em 215 mil licenciamentos de carros eletrificados, o que representaria alta de 21%.
De cada 10 eletrificados comercializados em agosto, quatro foram híbridos plug-in, que somaram 8.057 unidades. Já modelos totalmente elétricos tiveram participação de 38% nas vendas de carros eletrificados. Enquanto 22% foram híbridos flex e híbridos plenos.
A ABVE não computa os chamados híbridos-leves, tecnologia onde uma bateria funciona como um gerador e o motor elétrico não traciona as rodas.