
A Linha 19-Celeste do Metrô de São Paulo, que irá ligar o centro à cidade de Guarulhos, teve licitação aberta nesta segunda-feira, 24, conforme publicado no “Diário Oficial”. As empresas que vencerem irão construir 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção.
Com orçamento estimado de R$ 19,5 bilhões, a concorrência abrange toda a execução das obras civis, inclusive a elaboração do projeto executivo, a obra bruta, a via permanente e o fornecimento e implantação dos sistemas de alimentação elétrica e auxiliares. O edital completo será publicado nesta terça, 25.
A licitação da linha Celeste do metrô será dividida em três lotes, sendo eles:
- Lote 1: trecho com cinco estações e seis poços de ventilação (VSEs) de Bosque Maia a Itapegica.
- Lote 2: trecho com cinco estações e seis VSEs entre Jardim Julieta e Vila Maria, além do Pátio Vila Medeiros.
- Lote 3: trecho com cinco estações e seis VSEs de Catumbi a Anhangabaú.
Obras da linha Celeste do metrô começarão em 2026
O governo espera assinar todos os contratos ainda em 2025 e começar as obras no início de 2026. O prazo para a conclusão será de 72 meses, ou seja, sete anos a partir do começo da construção.
A linha Celestre do metrô deverá ter 31 trens e transportar 630 mil passageiros por dia. O projeto prevê conexão com outras três linhas de (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha).
Na segunda quinzena de março, foi divulgado que a prefeitura de Guarulhos selecionou, por meio de licitação, a empresa CTA Consultoria Técnica e Assessoria LTDA para fazer a desapropriação dos terrenos que abrigarão a Linha 19-Celeste do metrô. Os prazos para a desapropriação ainda não foram divulgados.