
As exportações de veículos cresceram quase 41% no primeiro trimestre de 2025. A indústria automotiva nacional enviou 115,6 mil unidades para outros países, ante 82,2 mil veículos no mesmo período de 2024.
Os números foram divulgados pela Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta terça-feira, 8.
Em março passado, 38,9 mil unidades foram exportadas. Isso representou aumento de 19% em relação ao mesmo mês de 2024, quando o setor enviou 32,7 mil veículos para fora do país.
Porém, nem todos os resultados foram positivos. Houve queda de 19% em comparação às 48 mil unidades enviadas para o exterior em fevereiro de 2025.
Anfavea diz que Argentina está salvando exportações
A Anfavea apontou que a alta nas exportações da indústria brasileira foram “positivamente impactadas” pelo crescimento no volume exportado para a Argentina.
O país vizinho respondeu por 58% das exportações realizadas no primeiro trimestre de 2025. Foram enviados 67.630 veículos para lá, alta de 120% frente ao mesmo período do ano passado.
Segundo o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite, o país vizinho “está salvando” as exportações.
Depois da Argentina, o México é o segundo maior mercado para as exportações brasileiras.
Brasil perde terreno em outros mercados da América Latina
Apesar do aumento nas exportações, a Anfavea manifestou mais uma vez preocupação com o desempenho do Brasil em outros mercados da América Latina.
“Nossa preocupação é que estamos perdendo participação em alguns países da região”, ressaltou Marcio de Lima Leite.
Ele acredita que as tarifas robustas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos vindos do México podem agravar a situação brasileira, já que os veículos fabricados em solo mexicano podem ganhar participação sobre os produtos feitos no Brasil.
“A partir do momento em que o México não poderá enviar produtos para os Estados Unidos, ele vai procurar países com os quais já possui acordos bilaterais ou de livre comércio”.
