logo

avaliação

Fiat Titano 2026 se redime com melhorias na dinâmica e no desempenho

Com novo conjunto mecânico e novo acerto da suspensão, picape muda da água para o vinho também em dirigibilidade e conforto 
Author image

Fernando Miragaya

04 jul 2025

3 minutos de leitura

Mudou? Sim, a Fiat Titano 2026 recebeu atualizações, só que na mecânica e na cabine

Dizem que quanto mais tempo, melhor o vinho, e que quanto mais maturado o projeto de um automóvel, melhor. Mas a Stellantis não esperou nem a Fiat Titano chegar direito ao mercado e já faz mudanças que deixaram a picape melhor.

Tudo bem que as mudanças eram urgentes. A estreia da Titano em 2024 foi traumática. Desengonçada, desconfortável, beberrona e barulhenta, parecia uma picape média do começo do século.

Esqueça tudo isso. Automotive Business dirigiu a Fiat Titano 2026 e podemos dizer que a engenharia da Stellantis fez um trabalho exemplar em 15 meses de desenvolvimento do seu Tech Center.

Fiat Titano 2026 está mais equilibrada

Tanto que a montadora levou a renovada picape para avaliações mais extremas no campo de provas de Curvello (MG). De cara, no circuito do autódromo basta uma primeira volta para notar as melhorias.

As direção agora elétrica está mais direta. Nas curvas, passa precisão e a Titano aponta bem, favorecida ainda pelo novo acerto de suspensão. 

Com novas molas e novos amortecedores, a picape não parece sambar a cada curva inocente. Também ficou mais estável, graças ao ajuste da suspensão da cabine, com seis coxins novos.

Outro upgrade é notável ao ganhar a reta de alta velocidade do circuito. Pé fundo e o motor 2.2 Multijet de 200 cv responde rápido e alcançar os 130 km/h é tarefa fácil.

Mérito não só dos 20 cv a mais da Fiat Titano 2026, porém também do novo câmbio automático de oito marcas. Ele tem mudanças mais ágeis e permite um desempenho mais linear, sem trancos e imprecisões.

Tratamento acústico melhorou na picape

Fiat Titano 2026 agora tem quadro de instrumentos eletrônico e nova manopla do câmbio

A propósito, nas acelerações fortes surpreende ainda o baixo nível de ruído na cabine. O isolamento acústico era um dos muitos pontos críticos da picape.

A cabine, por sinal, ganhou um console central mais refinado e uma alavanca do câmbio do tipo joystick, mais elegante. Os instrumentos em tela de 7” também agradam.

Mas o grande ganho está na central multimídia. Ela mantém a tela de 10”, porém com uma interface nova, que tornou a navegação mais rápida e intuitiva.

Além disso, o sistema permite agora conexão sem fio para smartphones. E ganhou recursos como GPS nativo e informações off-road, como inclinômetro e bússola – coisas que poucas pessoas devem usar, mas que não deixa de ser uma bossa.

Robustez melhorou na Fiat Titano 2026

Picape média da marca italiana continua boa no fora de estrada

De volta à pista, ainda dirigimos a Fiat Titano em diversas situações de off-road. E ela comprovou sua robustez, que ja era percebida antes destas melhorias.

Nos trechos de terra e pedras a suspensão aprimorou a filtragem e o nível de vibração diminuiu. No lamaçal a tração 4×4 cumpre bem o seu papel.

E até com 700 kg de carga na caçamba e em situações mais severas de piso e pista estreita, a Titano vai bem.

Quer dizer que com essas melhorias é a melhor picape média do pedaço? Nem tanto, mas a Fiat Titano agora tem melhores condições para brigar nessa disputada categoria.