
Armas dos mais variados calibres, tanques de guerra e drones. Cenário de guerra, mas ambiente pacífico dentro da LAAD 2025. E em meio a tanta belicosidade na feira de defesa e segurança, é claro que tinha veículo adaptado, com direito a “caveirão” da Ford.
Maior evento do setor na América Latina, a LAAD 2025 acontece até sexta, 4, no Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), com 400 expositores e delegações de 40 países. E um setor que movimenta mais de R$ 10 bilhões por ano, obviamente atrai a atenção de montadoras.
Por exemplo, a Ford Pro, divisão de comerciais leves da marca, levou para o Rio diferentes propostas de adaptações de veículos, entre eles uma espécie de caveirão. Uma Transit blindada para o transporte de tropas e operações especiais.
Como é o caveirão da Ford
Entre as adaptações, a Transit exposta na LAAD tem capacidade para 12 pessoas e é equipada com sistemas de monitoramento, escotilha, escada lateral, suporte para armas e escudos e quebra-mato com guincho elétrico.
Segundo a Ford, seu caveirão pode transportar granadas de mão e munições de calibre .12 e AM 600, dois lançadores AM 600 com suportes, quatro espingardas calibre .12 com suportes específicos e quatro escudos balísticos nível 2.
Com capacidade de carga de até 1.700 kg e peso bruto total (PBT) de 4,4 toneladas, a Transit adaptada usa o motor 2.0 de 165 cv e 39,7 kgfm.
Antena na caçamba

Em outra ponta do Riocentro, a Mitsubishi também mostrou veículos adaptados. Porém, uma Triton levou ao pé da letra o termo “redes móveis”.
Batizada de Triton Help Link, esta versão da nova geração da picape foi desenvolvida em parceria com as empresas de telefonia e telecomunicações TIP Brasil, Nokia, Elsys e Primefield. Com uma antena gigante na caçamba, o veículo permite sinal de redes móveis para um raio de até 20 km.
A proposta é levar conexão para áreas carentes de sinal de internet, principalmente em operações de resgate ou de forças de segurança. A Mitsubishi Triton Help Link usa pneus off-road, rodas de aço, snorkel, sinalizadores e tapetes borracha.
Além disso, a picape é equipada com roteador Wi-Fi, torre de energia de baixa potência para suprimento e equipamentos de emergência, como um toten com tomadas para carregamento de celulares e recarga de aparelhos de baixo consumo.
GWM Tank aparece antes do lançamento

Assim como ocorre no mercado, modelos chineses começaram a fazer parte do cenário da LAAD. No estande da Revo Carbon, empresa de blindagem veicular, um GWM Tank 300 chamava a atenção não só pelos giroflex ativados.
O utilitário esportivo híbrido e 4×4 da marca chinesa ainda vai ser lançado nesta primeira quinzena de abril. Mas já estava lá exposto, blindado e camuflado para patrulhamento ambiental.
O jipão também recebeu outros equipamentos na adaptação. Entre eles, guincho para até 5.443 kg, para-choques de aço com proteção de faróis, rack de teto com cesto e base para lançamento de drone.
Dentro, bancos de couro sintético e piso de PVC. O SUV usa conjunto híbrido plug-in e combina motor 2.0 turbo a gasolina e outro elétrico, aliados a um câmbio automático de nove marchas. A potência combinada é de 394 cv e a autonomia é de até 75 km em modo puramente elétrico (PBEV/Inmetro).
Outro modelo chinês que deu pinta na LAAD foi a JAC Hunter. A picape média foi recentemente lançada, mas foi exposta em diferentes adaptações e versões.
No estande da Raytek, outra blindadora, uma Hunter turbodiesel adaptada para viatura policial chamava a atenção com a adoção de vários itens. Destaque para o guincho frontal com cabo de 30 metros e acionamento remoto, para-choque de impulsão e faróis direcionais no para-lama.
A picape também recebe caçamba fechada com revestimento de alumínio, além de sistema de telecomunicação com duas antenas, kit de ferramentas com picaretas e pás e bomba de abastecimento de combustível.

