
A retomada da Foton no país já tem uma meta estabelecida: vender 150 mil veículos na América Latina até 2030. Para atender essa demanda projetada, a montadora quer aumentar seu parque fabril na região, com unidades na Argentina e no México, além do Brasil.
A empresa iniciou uma produção no esquema CKD em 8 de abril, na fábrica da Agrale instalada em Caxias do Sul (RS). A ideia da montadora chinesa é replicar a montagem por meio de kits de peças importadas em outras localidades, além de erguer também 30 centros de distribuição.
“Iremos também aumentar nossa rede de fornecedores locais. Nossa meta é que, até 2030, itens produzidos na América Latina e Caribe componham pelo menos 80% dos nossos veículos feitos na região”, disse em comunicado Fu Jun, vice-presidente de operações globais da montadora.
Parcerias locais também estão no radar da Foton
A empresa também pretende aumentar seu leque de parcerias na região. No último dia 8 de abril, por exemplo, Foton e Iveco assinaram, em São Paulo (SP), memorando que estabelece pesquisa e desenvolvimento conjuntos nos mercados brasileiro e argentino.
Atualmente, a Foton tem 46 fábricas em mais de 15 países, com mais de 30 mil colaboradores. Maior fabricante e exportadora de veículos comerciais da China nos últimos 14 anos, seus veículos são negociados em mais de 130 países, incluindo 20 nações das Américas.
O volume de vendas da Foton na América Latina e Caribe, por sua vez, aumentou 45% entre 2021 e 2024, de 22 mil unidades para 32 mil unidades comercializadas, de acordo com a companhia.