
A FPT completa em novembro 25 anos de operações no Brasil, com produção local na fábrica de Sete Lagoas (MG). O primeiro motor produzido ali foi o da família diesel 8140 para aplicação em veículos comerciais leves. De lá para cá, já foram fabricadas 725 mil unidades de propulsores.
Mas, antes de falarmos um pouco sobre a trajetória da companhia por aqui marcada em cinco fatos, é bom relembrar um pouco as origens da companhia que remontam à muito mais tempo. Antes da empresa ser criada, as diversas marcas do Grupo Fiat tinham seus próprios departamentos e engenharia de motores.
Nesse contexto, dentro da operação da Iveco, a companhia inicia a montagem de motores para o utilitário Daily. Em 2005, após união dos departamentos de motores, eixos e transmissões das empresas do Grupo Fiat, surge, portanto, à Fiat Powertrain Technologies.
Em 2011, após reorganização do grupo que dividiria as operações automotiva e industrial, surge a FPT Industrial. A empresa ficaria responsável pela produção de motores para veículos pesados, como caminhões, máquinas agrícolas, fora de estrada, aplicações marítimas e em geração de energia. Anos mais tarde, em 2022, a empresa é integrada ao Iveco Group.
Abaixo, confira os 5 fatos que marcaram a trajetória da empresa:
1. Produção expressiva: 725 mil motores em 25 anos
Desde que iniciou operações no Brasil, em 25 de novembro de 2000, com a produção do motor leve 8140, a fábrica da FPT em Sete Lagoas já produziu mais de 725 mil motores. Atualmente, a planta fabrica as famílias F1, NEF e S8000 — utilizadas em veículos comerciais, máquinas agrícolas, máquinas de construção e geração de energia.
2. Aposta em biocombustíveis
Em seu marco de 25 anos, a FPT vem investindo fortemente em tecnologias sustentáveis: a empresa planeja aplicar R$ 127 milhões em Pesquisa & Desenvolvimento até 2028 focados em motores a etanol, gás natural e biometano. Além disso, a planta já alcançou marcos de manufatura sustentável, como a meta de “Aterro Zero” e certificações de excelência em produtividade e qualidade.
3. Fornecimento para o agronegócio e geração de energia
A FPT não está restrita apenas a caminhões e ônibus. Seus motores equipam máquinas agrícolas e de construção, e geradores de energia, ampliando a atuação da empresa para setores diversos.
4. Responsabilidade social
Além de fábrica, a unidade de Sete Lagoas se consolidou também como um polo de desenvolvimento social. Através do programa Educar FPT, em parceria com a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas, a empresa oferece capacitação técnica a jovens, despertando vocações para a indústria. Desde 2024, o programa já impactou mais de 100 pessoas.
5. Reconhecimento internacional e parcerias estratégicas
A FPT consolidou-se como um player global, com atuação e mais de 100 países. Recentemente, a empresa foi reconhecida internacionalmente pela parceria com a Mitsubishi Fuso — recebendo o prêmio FUSO Supplier Award 2025 por sua contribuição como fornecedora de motores desde 2007.