logo

transporte público

Furto de cabos de linha de trens em São Paulo causa atrasos e passageiros passam mal

Roubo aconteceu durante a madrugada e composições passaram a circular em menor velocidade para que os reparos pudessem ser feitos
Author image

Victor Bianchin

22 abr 2025

1 minutos de leitura

Passageira passa mal na Linha 12-Safira e é auxiliada pelos funcionários da estação Tatuapé – Imagem: Reprodução/TV Globo

Um furto que aconteceu na madrugada desta terça, 22, causou lentidão e tumulto nos trens da Linha 12-Safira da CPTM em São Paulo. Ao menos 19 pessoas precisaram ser socorridas após passarem mal ou desmaiar.

Os atendimentos aconteceram na estação da Tatuapé, onde há conexão da Linha 12 com o metrô da Linha 3-Vermelha.

De acordo com a CPTM, o furto aconteceu por volta das 4h30 no trecho entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, na Zona Leste da capital. Os criminosos levaram cabos de energia.

Para que a equipe da companhia pudesse realizar os reparos, os trens começaram a operação em menor velocidade e com maior tempo de parada nas plataformas.

Passageiros foram atendidos em estação

O ar abafado dentro das composições fez com que os passageiros passassem mal, mesmo com o frio que faz na capital paulista. Eles foram atendidos em uma sala reservada na estação Tatuapé e a maioria optou por não ser encaminhada para um hospital.

A CPTM informou em nota que a linha 12-Safira entrou em processo de normalização por volta das 6h45, mas as viagens entre São Miguel até Tatuapé ainda estavam levando 50 minutos. Esse trajeto, em dias normais, é feito em 20 minutos. Ainda era possível observar aglomerações até por volta das 19h30.

Em 2025, já houve pelo menos outras três ocorrências de furtos de cabos no sistema de trilhos de São Paulo: duas na linha 5-Lilás e uma na linha 10-Turquesa.