logo

sedãs

Com híbridos no radar, Audi lança novo A5 no Brasil só a combustão

Nova geração chega em versão única para substituir A4 enquanto marca estuda impacto do IPI verde em suas operações
Author image

Fernando Miragaya

14 jul 2025

3 minutos de leitura

A Audi acaba de apresentar o novo A5 Sedan em versão única a combustão. Mas na esteira do IPI Verde, a fabricante já coloca no radar a possibilidade de trazer híbridos para esta e outras categorias.

Importado da Alemanha, o novo Audi A5 já está em pré-venda na opção Performance S Edition. O sedã é o primeiro vendido no Brasil com a arquitetura PPC, de premium platform combustion.

O modelo que substitui o A4 usa motor 2.0 da família EA888, com turbo de geometria variável, 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque máximo.


Inscreva-se agora no #ABX25 e saiba os próximos passos das principais marcas do setor automotivo


Ainda no conjunto, câmbio automatizado de dupla embreagem S Tronic com sete marcha e tração integral quattro sob demanda – manda até 50% de força para o eixo traseiro. Segundo a Audi, o A5 Sedan cumpre o 0 a 100 km/h em 5,9 segundos.

Novo A5 sedan é maior que o A4

Em relação ao extinto A4, o Audi A5 Sedan tem 7 cm a mais no comprimento e no entre-eixos, totalizando respectivos 4,82 metros e 2,89 m. O porta-malas acomoda 417 litros.

Curiosamente, a tampa traseira revela que o sedã, na verdade, é um notchback. Já que o vidro sobe juntamente com a tampa – lembram do velho Passat brasileiro?

O carro custa R$ 379.990 e vem com itens de auxílio à condução como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, aviso de saída de faixa, sensor de ponto cego e alerta de tráfego dianteiro.

Ar-condicionado com três zonas independentes, teto solar com seis níveis de intensidade e bancos esportivos são outros itens. O quadro de instrumentos configurável em tela de 11’9” é integrado à multimídia, essa em display de 14,5” e com som com 10 alto falantes e 180 w de potência.

No design, o pacote S-Line traz grade do tipo colmeia, para choques mais integrados e envolventes e entradas de ar em preto brilhante. Na traseira, ponteira dupla retangular e difusor também em preto brilhante.

As rodas são de aros de 20 polegadas. Já faróis e lanternas são full LED e o conjunto óptico ainda tem as famosas “setas dinâmicas”.

As primeiras unidades do novo Audi A5 Sedan chegam em setembro, mas a marca não soube detalhar o volume do primeiro lote. O que se apurou é que mais de 15 unidades já foram reservadas até agora.
Com este sedã, a Audi quer concorrer mais de igual para igual com BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.

Audi pode tazer híbridos para o Brasil

Enquanto estreia o novo A5 Sedan, a Audi começa a se debruçar nas planilhas de Excel após a publicação do IPI Verde e a criação da categoria “Carro Sustentável”.

Em alguns casos, modelos a gasolina e importados podem ter as alíquotas aumentadas. Isso porque as novas regras incentivam motores flex ou a etanol e produzidos no Brasil.

Com isso, entra no radar da montadora importar também híbridos. Na Europa, o próprio A5 tem uma versão plug-in, com opções de potências combinadas de 299 cv ou 367 cv e autonomia de 110 km em modo puramente elétrico.