
Responsável pelos padrões de análise de eficiência energética dos carros vendidos no país, o Inmetro selecionou o Campo de Provas de Cruz Alta, da General Motors (GM), para a realização de testes de consumo.
Com isso, o campo de provas da GM, localizado em Indaiatuba (SP), está apto a realizar os testes para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), que avalia médias de consumo, eficiência energética e autonomia de todos os veículos à venda no Brasil.
Campo de provas da GM terá pista específica para testes
O CPCA conduzirá duas etapas do programa. A primeira inclui pesagem dos veículos, seguida pelo teste de desaceleração, que avalia a eficiência aerodinâmica e a resistência ao rolamento.
Essa etapa será realizada no campo de provas em uma pista projetada especificamente para esse tipo de medição. O traçado reúne duas retas paralelas de 2,2 km interligadas por curvas e é rodeado por vegetação. O que, segundo a GM, ajuda a reduzir a ação do vento e permite condições mais estáveis para os testes.
Bom salientar que cada montadora é responsável e conduz os testes de consumo e eficiência. Os auditores do Inmetro acompanham as avaliações em todas as fases.
O primeiro teste no campo de provas da GM para o Inmetro terá 27 modelos, um de cada fabricante. Pela GM, o SUV elétrico Equinox EV será submetido às medições.