logo

transporte público de passageiros

Natal faz novo teste com ônibus elétrico

Por 30 dias, veículo irá circular nas principais linhas da capital potiguar
Author image

Redação AB

17 abr 2025

2 minutos de leitura

A cidade de Natal (RN) iniciou, em meados de abril, novos testes com um ônibus elétrico. O modelo irá operar por 30 dias e circular em algumas das principais linhas da capital potiguar.

O veículo escolhido é o Azure A12BR, produzido pela TEVX Higer, versão projetada especialmente para o Brasil do modelo que tem mais de 9 mil unidades em circulação em 138 países. Algumas unidades desse ônibus já circulam em São Paulo.

Em janeiro, o governo do estado havia feito testes na Região Metropolitana de Natal, com um veículo da marca Ankai, modelo OE-8|Mini. Esses testes ocorreram até fevereiro e serviram para a realização de um estudo técnico para saber se o ônibus elétrico atende às necessidades da região.

Prefeitura de Natal vai acompanhar operação do ônibus elétrico

O teste que se inicia hoje do ônibus elétrico, por outro lado, é realizado pela prefeitura de Natal. A primeira linha a receber o veículo será a N-77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), operada pela empresa Guanabara.

“Vamos acompanhar a operação inicial desse novo modelo em caráter experimental, pois temos o compromisso de modernizar o nosso sistema público de transporte,”, afirmou em comunicado o prefeito Paulinho Freire.

A prefeitura de Natal não informou se o ônibus elétrico será integrado à frota em definitivo.

A TEVX Higer oferecerá operação assistida, treinamento e capacitação aos motoristas que participarão do período de testes, garantindo que a operação do modelo elétrico siga padrões de segurança e desempenho.

O modelo Azure A12BR é equipado com sistema de ar-condicionado ecológico com dutos individuais, carregadores USB, Wi-Fi e painéis informativos em tempo real.

Também oferece piso totalmente baixo e um sistema de “ajoelhamento” da suspensão, que facilita o embarque e desembarque de todos os passageiros, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. O ônibus elétrico que opera em Natal também tem rampa de acesso.