logo

crise

Nissan já teria até lista de candidatos para substituir seu CEO global

Saída de Makoto Uchida seria uma forma de preparar a montadora para uma eventual fusão
Author image

Redação AB

28 fev 2025

1 minutos de leitura

Makoto Uchida, atual CEO global da Nissan: cargo ameaçado?

A vida não está nada fácil para a Nissan, tampouco para Makoto Uchida, atual CEO global da fabricante japonesa. O executivo estaria pela “bola 7”, o que poderia facilitar a retomada das negociações com a Honda por uma fusão.

Diferentes veículos de imprensa internacional disseram que relatórios internos da empresa contêm até uma lista de candidatos potenciais para substituir Uchida. Só a ventilação de uma troca do CEO global na Nissan fez as ações da montadora subirem 5% na última quarta, 26.

Vale lembrar que após o fracasso no projeto da fusão com a Nissan, o CEO da Honda, Toshiro Mibe, chegou a declarar que consideraria retomar as negociações sob a condição de que Makoto Uchida renunciasse.

CEO global e Nissan vivem momentos difíceis

A Nissan vive um momento delicado globalmente. As perdas da empresa devem somar o equivalente a US$ 530 milhões no ano fiscal que se encerra em 31 de março de 2025.

Ao mesmo tempo, a maior acionista da Nissan, a Renault (que mantém uma aliança com a japonesa) quer vender sua participação de 36%.

O atual CEO global da Nissan assumiu o cargo em 2019, após o escândalo envolvendo Carlos Ghosn. para analistas internacionais, Makoto Uchida não conseguiu colocar a fabricante competitiva frente a desafios como eletrificação e concorrência chinesa.