logo

negócios automotivos

Afinal, o que oferece uma plataforma do conhecimento como Automotive Business?

A evolução da empresa que nasceu como uma agência de comunicação e hoje é referência de conteúdo e experiências para o setor automotivo e da mobilidade
Author image

Paulo Braga

06 ago 2025

4 minutos de leitura

Vivenciei intensamente o lançamento e o desenvolvimento de Automotive Business, que completa 30 anos de existência no fim de novembro. Essa empreitada teve a participação decisiva da minha mulher, Maria Theresa, e de nossas três filhas, Patrícia, Paula e Sandra.

A empresa surgiu como uma agência de comunicação, dedicando-se à assessoria de imprensa, e logo depois passou a prestar serviços de relações públicas e marketing. Mas o que deu verdadeiramente impulso ao crescimento da empresa até a sua conformação atual foi a dedicação aos eventos destinados à indústria automobilística e, posteriormente ao segmento da mobilidade.


Descubra no #ABX25 qual é o futuro do mercado de carros elétricos seminovos. Garanta sua vaga


Um dos primeiros trabalhos nessa fase foi o lançamento do Gran Vitara, da Suzuki, para o qual foram convidados a imprensa e os revendedores da marca. Logo após Automotive Business preparou campanhas regionais, em jornais e televisão, reforçando as vendas da marca e as experiências de test drive.

Houve, ao mesmo tempo, a organização de seminários e eventos empresariais, concentrados em áreas de convenções dos hotéis Transamérica e Meliá (hoje Sheraton Mofarrej). Nessa época o desafio era montar um programa atrativo, tendo como palestrantes profissionais da indústria automobilística e de entidades setoriais, como Anfavea e Sindipeças.

Divulgação de eventos era um desafio

Lembro a dificuldade que era a divulgação do programa proposto, que dependia da produção de mala direta impressa e da construção de mailings para envio de fax e remessa de folhetos promocionais pelo correio.

Era um trabalho de fôlego do começo ao fim, mas a evolução veio rapidamente e surgiu a oportunidade de estabelecer parcerias, muitas das quais levaram à realização de seminários e eventos regionais, concentrados nas cidades onde era forte a presença das montadoras e das indústrias de autopeças.

A experiência conquistada com a promoção dos eventos conduziu à edição impressa da revista Automotive Business, levando ao crescimento dos colaboradores para a preparação dos artigos e serviços de arte e fotografia.

A ascensão dos formatos digitais

Com o passar do tempo evoluiu a necessidade de tornar a revista on line, ao mesmo tempo em que crescia a importância do portal na internet. Em paralelo ao portal surgiram os esforços para reforçar a informação on line, com a remessa do noticiário diário, que dá apoio à realização dos seminários e outros eventos.


Confira os conteúdos exclusivos dos 30 anos da Automotive Business


A pandemia nos anos 1980 a um só tempo conduziu ao fechamento da revista Automotive Business e à introdução de podcasts ancorados no portal, com a presença de patrocinadores.

Nos anos recentes Automotive Business expandiu suas atividades e passou a conduzir diversas ações setoriais focadas em diversidade e ESG no setor automotivo, que ganharam importância crescente, trazendo informações preciosas no segmento da mobilidade.

O salto para o ABX

O portal ganhou visibilidade expressiva, enquanto os eventos ganharam ênfase, com destaque para o ABX – Automotive Business Experience, que já reúne anualmente mais de 3 mil participantes no São Paulo Expo e uma centena de expositores encarregados de apresentar as novidades recentes da indústria automobilística e do setor da mobilidade.

Inovador em sua concepção, o ABX tem como ponto alto um extenso programa de palestras setoriais, ancoradas em oito palcos, com o concurso de rádios para a sintonia da apresentação desejada. O evento, marcado para 17 de setembro se desenrola das 9 horas da manhã às 7 horas da noite, quando são encerrados os shows de veículos e os test drives.

Como explica Paula Braga, CEO de Automotive Business, os produtos são dirigidos aos principais   executivos da indústria automobilística e profissionais da mobilidade, que contemplam as novidades dos dois setores simultaneamente, em diferentes plataformas do conhecimento que reúnem periodicamente CEOs de destaque na área para criar e alimentar os mais diversos eventos.

Um dos novos passos em cartaz será a organização de uma caravana para o SXSW 2026, em Austin, nos Estados Unidos, para a participação dos brasileiros no programa do principal evento de tecnologia do gênero no planeta.