
O setor de motocicletas registrou desempenho recorde em produção e vendas no primeiro quadrimestre, mantendo a tendência de crescimento do setor de duas rodas vista nos últimos meses.
Segundo balanço da Abraciclo, entidade que representa as fabricantes locais, a produção de motocicletas nos quatro meses do ano somou 673,1 mil unidades, 12% a mais sobre o volume registrado no mesmo período em 2024. Foi o melhor resultado em 14 anos.
Apenas em abril, saíram das linhas 172,2 mil unidades, 5,5% a mais sobre abril do ano passado, o melhor resultado da série histórica do setor. Na comparação com o desempenho de março, a alta foi de 9%.
Produção de motocicletas recorde para atender transporte individual
Para Marcos Bento, presidente da Abraciclo, esses números refletem o crescimento sustentável do setor e a crescente demanda por motos em todo o país.
“A indústria segue impulsionada pelo aumento da demanda por mobilidade individual, com o avanço das entregas por aplicativos e a ampliação do crédito ao consumidor”, disse o representante em nota.
As vendas de motocicletas, por sua vez, atingiram o melhor resultado para o primeiro quadrimestre e para o mês de abril na história do varejo.
Os licenciamentos totalizaram 656,7 mil unidades nos quatro primeiros meses do ano, alta de 9% na comparação com o mesmo período de 2024.
Em abril foram emplacadas 182,7 mil motocicletas, alta de 7,3% na comparação com abril do ano passado e de 10% em relação a março.
As exportações realizadas até abril somaram 12,1 mil unidades, aumento de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Em abril, os embarques somaram 2,5 mil unidades, volume 4,6% menor que o registrado em abril de 2024 e 37,5% inferior a março de 2025.