
A Kia confirmou nesta quarta-feira, 22, que estará na próxima edição do Salão do Automóvel. A montadora havia reclamado das condições oferecidas pela RX, empresa responsável pela organização da feira, para participar do evento.
As informações foram reveladas durante a coletiva de imprensa da Abeifa realizada na última terça-feira, 21.
A associação disse que as marcas filiadas não devem participar do evento. No entanto, o presidente da Abeifa, Marcelo de Godoy, admitiu que vai dar todo o apoio caso alguma das empresas queira participar do Salão.
RX pediu 60% a mais para Kia entrar no Salão do Automóvel

Segundo José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, a RX teria cobrado um preço 60% maior do que o praticado para montadoras com fábrica no país.
Além disso, o presidente da Kia afirmou que haveria um limite de área de exposição de 400 m², ou 100 m² a menos do que a proposta feita para as empresas com produção nacional. Ademais, a RX havia estabelecido um limite de apenas quatro carros em exposição para cada montadora.
Entretanto, parece que a RX ouviu as reclamações de Gandini e voltou atrás. Desse modo, a Kia também mudou sua posição e decidiu participar do Salão do Automóvel.
“Desde 1992, a Kia marca presença no Salão do Automóvel por entender que o evento movimenta o setor automobilístico brasileiro de maneira relevante. Entendo até que os produtos de empresas sem fábricas no país chamam parcela significativa do público visitante. Por isso, o tratamento entre fabricantes com ou sem fábricas no Brasil precisa ser isonômico”, disse Gandini.
Salão está confirmado (por enquanto) para novembro
Por ora, o Salão do Automóvel 2025 acontecerá entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro.
Desta vez, o autoshow será realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, que foi profundamente reformado para receber eventos.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) é quem está por trás do retorno da feira, cuja última edição aconteceu em 2018.