logo

transporte por app

Uber para idosos: nova versão do app entra em testes nos EUA

App terá design simplificado e possibilidade de um administrador solicitar e acompanhar viagens
Author image

Redação AB

07 mai 2025

2 minutos de leitura

A Uber lançou nos EUA uma nova versão de seu app voltada para idosos. Essa interação inclui textos maiores, acesso mais rápido a destinos salvos e menos botões no menu principal do que o app padrão da empresa.

Inicialmente, o Uber para idosos, que está disponível desde o dia 1 de maio, será oferecido apenas nas cidades de Orlando e Phoenix, em caráter de testes. Depois, deverá ser expandido para outros mercados.

O serviço para idosos se assemelha às opções oferecidas pela Uber para adolescentes dentro das contas “Família”. O administrador da conta pode agendar viagens para o idoso, editar locais salvos, selecionar a forma de pagamento e até mesmo contatar o motorista em nome do passageiro.

Embora o recurso da Uber seja voltado para idosos, ele estará disponível para todos nas opções de acessibilidade do app.

Interface do novo app da Uber para idosos – Foto: reprodução Bloomberg

Os motoristas que irão trabalhar nessas viagens não precisarão de verificação adicional. Também não há requerimentos sobre recursos de acessibilidade nos carros que irão transportar os idosos – pelo menos não durante essa fase piloto.

De acordo com um porta-voz da Uber que falou ao site “Bloomberg”, porém, os motoristas envolvidos já terão que estar dentro das leis de acessibilidade e ter aceitado a possibilidade de transportar animais de serviço.

Uber disputa serviço para idosos com a Lyft

Nos EUA, a maior concorrente da Uber é a Lyft. Em março, a empresa havia anunciado o lançamento de uma versão simplificada de seu app voltada a idosos, batizada de Lyft Silver, porém sem divulgar uma data de lançamento.

Como a Uber lançou seu recurso para idosos primeiro, a rival resolveu adiantar o seu serviço também: o Lyft Silver ficou disponível na última segunda-feira, 5.

A maior diferença entre os dois serviços é que o app da Lyft priorizará transportar idosos em veículos que sejam fáceis de entrar e sair. Os dados da companhia mostram que os idosos têm o dobro de chances de cancelar a viagem se o motorista dirige uma picape ou similar.

Fora isso, as ferramentas são parecidas: design simplificado e possibilidade de um administrador acompanhar a conta, agendar viagens e providenciar pagamento. Os usuários do Lyft Silver também terão acesso direto a uma central de ajuda com operadores humanos.