logo

veículos autônomos

Táxis robôs: Uber anuncia vans autônomas e Tesla promete “milhões” de modelos para 2026

Enquanto a empresa de viagens anuncia parceria com a Volks, Elon Musk acalma os investidores
Author image

Victor Bianchin

25 abr 2025

3 minutos de leitura

Esta sexta, 25, começou animada para quem acompanha os táxis robôs. A Uber anunciou uma parceria com a Volkswagen para colocar em operação versões autônomas da minivan elétrica ID Buzz em Los Angeles (EUA).

Além disso, o CEO da Tesla, Elon Musk, fez promessas de iniciar, em breve, a produção de táxis robôs da companhia em uma reunião com investidores.

Kombi elétrica servirá como táxi robô

A Uber pretende colocar nas ruas de Los Angeles “milhares” de ID Buzz (chamada de Kombi elétrica) autônomas ao longo da próxima década. Os testes começam em 2025 e as primeiras unidades em operação comercial devem chegar já em 2026, ainda com humanos acompanhando as viagens.

Além dos veículos, a Volkswagen também irá fornecer a tecnologia de direção autônoma que guiará os táxis robôs.

Em março de 2024, a Volkswagen se tornou a primeira fabricante de veículos a desenvolver um veículo de serviço com Nível 4 de direção autônoma para produção em larga escala.

O Nível 4 significa que o carro pode lidar com a maioria das situações de direção de forma independente em uma área pré-definida, como um bairro. Ele também pode dirigir sozinho, sem passageiros.

Enquanto isso, na Tesla…

Na tentativa de recuperar da queda nas vendas do primeiro trimestre, o CEO Elon Musk revelou, em uma reunião de investidores, que os carros autônomos são o novo grande foco da empresa. Ele disse que os planos anunciados em fevereiro de lançar um robotáxi em junho deste ano estão mantidos.

Em conferência, realizada na quinta, 24, Musk disse o Model Y será adaptado e equipado com o software de direção autônoma da empresa para servir como táxi robô. Inicialmente, serão entre 10 e 20 veículos despachados, com a quantidade sendo escalonada em seguida.

Além disso, um novo modelo exclusivamente dedicado ao serviço de transporte de passageiros, batizado de Cybercab, deve entrar em produção no ano que vem.

Segundo a agência de notícias “Reuters”, Musk disse que a tecnologia autônoma “deve começar a afetar o faturamento da companhia e se  tornar fundamental” no fim de 2026. Ele também afirmou que prevê “milhões” de carros autônomos da Tesla operando no segundo semestre do próximo ano.

Em 2019, ele fez uma promessa semelhante: “no próximo ano, com certeza, teremos mais de um milhão de robotáxis nas ruas”, disse.

Musk também declarou que a nova tecnologia de direção autônoma da Tesla sendo testada em Austin é tão segura que será preciso dirigir por 16 mil km antes do veículo se envolver em algum sinistro.

Apesar disso, a Tesla ainda não divulgou ao público (e nem às autoridades) os dados que comprovem a segurança da tecnologia. A empresa ainda precisa de diversos alvarás para conseguir operar comercialmente na Califórnia, onde a maioria dos testes e projetos do tipo acontecem.