
Um workshop de mecânica automotiva reuniu 200 mulheres em São Paulo para ensinar procedimentos básicos de manutenção, cuidados com o veículo e medidas de segurança no trânsito. A 13ª edição da iniciativa “Dona do Meu Destino”, realizada em 26 de setembro, contou com o apoio da Nissan e incluiu, pela primeira vez, uma atividade dedicada a carros elétricos.
O evento aconteceu na concessionária Carrera Nissan Barra Funda, onde as participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre o funcionamento dos automóveis. A programação foi organizada em nove estações de aprendizado, com atividades realizadas nos SUVs Nissan Kicks e Kait e no sedã Versa.
Entre os assuntos abordados estavam manutenção preventiva, interpretação das luzes de alerta do painel, verificação de fluidos, calibragem dos pneus e identificação de itens de segurança. As participantes também receberam orientações sobre procedimentos básicos para lidar com situações de emergência.
Carro elétrico ganha espaço nas aulas de mecânica

A principal novidade da 13ª edição foi uma estação dedicada à manutenção e ao funcionamento de veículos elétricos. As participantes tiveram contato com o Nissan Ariya, SUV 100% elétrico utilizado pela montadora em um projeto de pesquisa sobre soluções de eletrificação no Brasil.
A atividade permitiu conhecer particularidades dessa tecnologia e ampliar o conteúdo do workshop, até então concentrado nos cuidados com veículos a combustão.
Criado em 2018 pela técnica em mecânica e influenciadora digital Vittória Gabriela, o projeto “Dona do Meu Destino” já alcançou mais de 2 mil mulheres ao longo de suas edições. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre mecânica automotiva e incentivar a autonomia das motoristas nos cuidados cotidianos com seus veículos.
Para Rogério Louro, diretor de Comunicação da Nissan do Brasil, o apoio ao workshop também está relacionado às ações da empresa para ampliar a participação feminina no setor automotivo.
“Na Nissan, acreditamos que promover a diversidade também significa criar oportunidades para que mais mulheres se sintam confiantes, preparadas e protagonistas de suas próprias jornadas”, afirmou o executivo.