logo

Automotive Business

Automotive Business destaca importância da diversidade em Café com CEOs

Segunda edição do evento teve presenças de importantes lideranças do setor automotivo
Author image

Vitor Matsubara

19 mai 2025

3 minutos de leitura

Guilherme Bara ao lado da editora-chefe da AB, Giovanna Riato, no evento que ocorreu no Sheraton WTC

Automotive Business realizou, na última sexta-feira, 16, a segunda edição do Café com CEOs. O evento tratou da importância da agenda ESG e aconteceu na suíte presidencial do Hotel Sheraton WTC, em São Paulo (SP).

O segundo Café com CEOs teve a presença de 60 convidados. A agenda foi aberta por Paula Braga, CEO de Automotive Business, e Raffaele Cecere, CEO do Grupo R1.

Logo em seguida, Giovanna Riato, editora-chefe de Automotive Business, convidou Guilherme Bara para falar sobre as práticas de diversidade e ESG dentro de grandes empresas.

O palestrante e consultor em diversidade ressaltou que a resistência ao tema “existe faz tempo no Brasil e nos Estados Unidos”, inclusive antes do novo governo de Donald Trump.

“A diferença é que agora se criou um ambiente no qual essa resistência se sente à vontade para se colocar”.

Reflexão sobre diversidade nas empresas

Bara propôs aos CEOs uma reflexão sobre como a diversidade é tratada dentro das empresas, sobretudo quando se envolvem parceiros.

“Às vezes a empresa contrata um parceiro que vai fomentar mais o conflito (do que ajudar). Uma abordagem inadequada pode afetar o bom conteúdo”.

O consultor disse que dificilmente o Brasil vai retroceder na diversidade pela presença crescente de públicos como negros e LGBTI+. Entretanto, o avanço do tema depende da capacidade dos envolvidos em fomentar a importância do tema.

“Esse avanço depende da capacidade de engajamento (de cada empresa). É algo muito desafiador porque isso passa por respeitar o posicionamento de quem você discorda e propôr soluções”.

Perguntado sobre o que um CEO pode fazer para defender e incentivar a diversidade dentro da empresa, Bara sugeriu ouvir os empregados.

“É preciso perguntar mais e deduzir menos. Quando a gente deduz pode acabar estereotipando pessoas e até eventuais cargos que elas podem ocupar. Não adianta pensar que ‘faço com os outros o que eu gostaria que fizessem comigo’ porque é um ponto de vista egoísta. Afinal, você está partindo do pressuposto que está certo”.

Fabricantes do setor automotivo assinam pacto por diversidade

Paula Braga voltou ao palco para conversar com Lauro Elias, diretor executivo do CESAR, e Álvaro Machado, COO do Learning Village.

O evento terminou com a assinatura do termo de Princípios do Setor Automotivo pela Diversidade e a Inclusão.

O documento foi firmado pelos representantes de importantes empresas do setor automotivo, que assumiram o compromisso com a diversidade e inclusão dentro das corporações.

“Foi uma oportunidade incrível poder reunir CEOs e porta-vozes de algumas das maiores e mais relevantes empresas do setor automotivo em um evento que trouxe importantes reflexões sobre o tema. Incentivar o engajamento de temas como diversidade e ESG são fundamentais para a evolução do setor e da indústria como um todo”, concluiu Paula Braga.