
Quatro montadoras estão investindo em cursos gratuitos de mecânica automotiva. Audi, Porsche, Renault e Toyota participam de iniciativas de capacitação profissional com foco em jovens e estudantes da rede pública de ensino educacional.
Audi e Porsche oferecem curso de mecânica com universidade
As alemãs Audi e Porsche iniciaram as aulas da nova turma do Projeto Pescar 2025. Trata-se de um curso de capacitação automotiva para jovens da rede pública de ensino que atendam aos requisitos de pré-seleção disponíveis no site da Fundação Projeto Pescar.
O programa é organizado pela Fundação Projeto Pescar e tem o apoio da Universidade São Judas, que cede as salas de aula em sua unidade de Santo Amaro, em São Paulo, para receber os participantes.
O projeto ainda tem os apoios do Grupo BEXP, Stuttgart Veículos, Instituto Eurobike e Caraigá.
Nova turma vai formar 15 alunos em 2025
As atividades começam em fevereiro e se encerram em 5 de dezembro. A turma de 15 jovens selecionados participará de atividades diárias ao longo da semana, das 13h às 17h. As aulas abordam a mecânica dos veículos e há algumas lições sobre eletrificação.
O conteúdo será ministrado por uma educadora social da Fundação Projeto Pescar e por colaboradores voluntários das marcas.
O programa oferece disciplinas básicas como Português, Matemática e Inglês, bem como conteúdos técnicos como mecânica, comunicação empresarial e atendimento ao cliente.
Além de tudo isso, o curso aborda questões contemporâneas e sociais pertinentes ao trabalho remoto e híbrido, como gestão de tempo e aprendizagem autônoma.
Quem pode participar do curso gratuito de mecânica?
O curso gratuito de mecânica veicular tem a duração de 960 horas.
Podem participar os jovens com idade de 16 a 19 anos e escolaridade a partir do 7º ano do Ensino Fundamental em andamento ou Ensino Médio em andamento ou completo. Não há limitação de idade nem escolaridade para pessoas com deficiência.
Além das aulas ministradas na unidade Santo Amaro da Universidade São Judas, haverá atividades práticas e teóricas a serem realizadas no Centro Técnico das marcas em São Paulo e também na rede de concessionárias da Audi e da Porsche.
O curso gratuito de mecânica ainda oferece alimentação, transporte e uniforme sem custos. O cronograma também inclui atividades culturais em museus e teatros, bem como visitas às concessionárias e eventos específicos promovidos pelos fabricantes.
Número de formandos deve chegar a 105 jovens
A Audi apoia o Projeto Pescar desde 2017 e já capacitou 75 jovens em cinco edições. Destes, 23 estão trabalhando atualmente na rede de concessionárias da Audi do Brasil.
O programa teve uma breve pausa em 2022 e 2023 para reorganização do projeto e retornou em 2024, quando firmou uma parceria com a Porsche do Brasil.
O processo seletivo recrutou mais 15 jovens com base em equidade de gênero. A ideia é fomentar o acesso das mulheres ao universo automotivo, uma vez que se trata de um segmento historicamente ocupado pelos homens.
O programa já capacitou gratuitamente 90 alunos. Com os formandos da edição de 2025, esse número deve saltar para 105 jovens.
Renault e Toyota financiam iniciativa da Escola do Mecânico
Já as montadoras Renault e Toyota estão entre as financiadoras do Instituto Escola do Mecânico.
A detentora da marca “Escola do Mecânico” é responsável pela manutenção do projeto de capacitação profissional.
A iniciativa existe há mais de dois anos e todas as ações promovidas são gratuitas. A meta para 2025 é capacitar mais de 250 pessoas.