
O Automotive Business Experience – #ABX25 é a oportunidade certa para as empresas do setor automotivo firmarem seu compromisso com a agenda de Diversidade e Inclusão e ESG.
Durante o evento, as empresas automotivas terão a oportunidade de aderir ao compromisso público dos Princípios do Setor Automotivo pela Diversidade e a Inclusão, lançado pela AB, em maio.
O #ABX25 acontece no dia 17 de setembro, no São Paulo Expo, e vai reunir mais de 3 mil pessoas com 9 trilhas de conteúdos em diversos palcos simultâneos.
Conheça os 12 Princípios pela Diversidade e Inclusão
O compromisso público reúne 12 princípios que contribuem para um ambiente de trabalho mais plural em seus mais amplos aspectos: comprometimento da alta liderança, equidade de oportunidades, promoção da cultura respeitosa, estímulo à diversidade na cadeia de valor, apoio à família e à primeira infância, entre outros. A assinatura não gera nenhuma auditoria.
O documento tem como objetivo estimular ações concretas e contínuas para a construção de ambientes mais inclusivos e representativos em toda a cadeia automotiva.
Os Princípios pela Diversidade já tiveram a adesão de grandes empresas do setor, como Stellantis, Mercedes-Benz, Cummins, Iveco, ZF, ThyssenKrupp, Gates, RBS, SAE Brasil, IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) e Grupo R1, Escola de Gestão Automotiva e Questtonó.
Automotive Business fomenta diversidade há 8 anos
A Automotive Business trabalha há oito anos com o tema de diversidade e inclusão no setor automotivo.
Em 2017, lançou o primeiro estudo sobre a presença feminina no setor automotivo. As quatro edições seguintes do estudo cresceram para englobar todos os eixos de diversidade e também a agenda ESG. A edição de 2025 está disponível aqui.
Em 2021, a AB foi o primeiro veículo de comunicação a receber o Prêmio WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres), da ONU Mulheres.
Por meio da Rede AB Diversidade, criada em 2019, a Automotive Business deu os primeiros passos para levar o tema da diversidade às empresas do setor automotivo, contribuindo de forma significativa para o avanço dessa pauta.
A rede promoveu diversos encontros com palestras, workshops e atividades de co-produção. Além disso, foi uma aliada importante no apoio e estímulo à adesão de várias empresas aos WEPs, os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU.