logo

transporte público

São Paulo testa ônibus elétrico articulado da BYD

Capaz de levar 168 pessoas, modelo vai circular por 30 dias em trecho movimentado
Author image

Victor Bianchin

30 mai 2025

2 minutos de leitura

A cidade de São Paulo (SP) iniciou os testes com seu primeiro ônibus elétrico à bateria articulado. Fornecido pela BYD, o modelo D11B tem 22 metros de comprimento e capacidade para até 168 pessoas.

O ônibus elétrico articulado será testado por 30 dias pela operadora Viação Gato Preto na linha 702U-10 (Cidade Universitária / Terminal Parque Dom Pedro II). Uma das mais movimentadas da capital e que conecta a Zona Oeste ao centro da cidade.

O objetivo da iniciativa é avaliar o desempenho técnico e operacional do veículo em um cenário real de alta demanda. O D11B, maior ônibus elétrico da BYD em circulação no Brasil, foi apresentado no fim de 2023 como um modelo de  tecnologia nacional e pensado especificamente para a capital paulista.

Como é ônibus elétrico articulado

Equipado com motor de 402 kW de potência e torque de 122,4 kgfm, o D11B utiliza baterias de fosfato ferro-lítio (LFP), que garantem autonomia de aproximadamente 250 km por carga. A recarga completa leva de três a quatro horas

Projetado para rotas com grande volume de passageiros, o D11B tem chassi da BYD e carroceria da Caio. Ele conta com piso 100% baixo, ar-condicionado, tomadas USB, câmeras de monitoramento, sistema de telemetria e suspensão pneumática ajustável.

Cada unidade do modelo pode evitar a emissão de até 163 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 1.141 árvores. Além disso, o custo operacional do veículo pode ser até 70% menor do que o de modelos a combustão.

O chassi do D11B foi produzido na fábrica da BYD em Campinas (SP), inaugurada em 2015. A unidade é um dos principais polos industriais da empresa na América Latina.

Atualmente, a BYD já tem mais de 300 ônibus elétricos em circulação no Brasil, sendo 169 apenas na capital paulista.