logo

licenciamento de veículos

Carro Sustentável e SUVs puxam a maior média diária de vendas dos últimos 14 anos

Mesmo com dias úteis a menos, abril teve desempenho positivo nos emplacamentos, especialmente no varejo
Author image

Fernando Miragaya

08 mai 2026

2 minutos de leitura

Carros perfilados à venda

A média diária de vendas de veículos segue a curva ascendente em 2026 e teve em abril o melhor desempenho para o mês desde 2014. Os números são do balanço da Anfavea, a associação das fabricantes, informado nesta sexta, 8.

Segundo a entidade, os emplacamentos em abril alcançaram 248,3 mil unidades, 19% a mais que o mesmo mês de 2025. Em relação a março houve retração de 8%, mas creditado aos dois dias úteis a mais do mês anterior.

Média diária de vendas também superou março

Tanto é que, como dito, abril registrou a melhor média diária de vendas para o mês dos últimos 12 anos. Foram 12,4 mil licenciamentos/dia, 19% a mais que as 10,4 mil unidades/dia de abril do ano passado, e 1,4% maior que março deste ano.

Segundo o presidente da Anfavea, Igor Calvet, a alta nos emplacamentos foi puxada especialmente pelos SUVs compactos e pelos modelos que fazem parte do programa Carro Sustentável.

“O Carro Sustentável tem se mostrado um grande indutor para o setor. Mostra como a redução de tributos tem importante papel no aumento da demanda do setor automotivo. Pena que acaba no final do ano”, afirmou o executivo.

Só os veículos inseridos no programa somaram 412 mil emplacamentos de julho de 2025 a abril de 2026, 30,7% a mais que os 315 mil anotados de julho de 2024 a abril de 2025. Destaque para as vendas no varejo do Carro Sustentável: 104 mil no recorte mais recente e alta de 70% na mesma base de comparação.

Quadrimestre é salvo pelos veículos leves

No acumulado de 2026, os emplacamentos somam 873,5 mil veículos totais. Crescimento de 15% sobre o primeiro quadrimestre de 2025, quando foram licenciadas 760,4 mil unidades.

Mais uma vez, os veículos leves salvam os números e compensam a queda entre os pesados. Automóveis e comerciais leves acumulam 659,5 mil no janeiro-abril, 19,4% a mais que o mesmo período do ano passado (552,2 mil unidades).