
A Citroën celebrou, nesta semana, a produção do veículo de número 1 milhão em Porto Real (RJ). A planta fluminense começou a fabricar carros em 1º de fevereiro de 2001. Desde então, 11 modelos da Citroën foram produzidos por lá em quase 25 anos.
É verdade que a planta também produziu diversos veículos da Peugeot. Modelos como 206, 206 SW, 207 e Hoggar foram feitos por lá. A produção de veículos Peugeot só terminou em 2024, quando o novo 2008 começou a ser feito na Argentina e vendido no Brasil.
Enquanto isso, os carros da Citroën nunca deixaram de ser feitos em Porto Real – unidade que futuramente abrigará a produção de um modelo da Jeep. Veja a seguir cinco modelos históricos da marca francesa que foram produzidos por lá.
1) Xsara Picasso

Uma minivan foi escolhida para iniciar a produção dos carros da Citroën em Porto Real. A Xsara Picasso tinha visual bastante inusitado e espaço de sobra para cinco pessoas.
Sua produção começou em dezembro de 2000 e o lançamento comercial aconteceu só em março do ano seguinte. Foi produzida até abril de 2012, quando saiu de cena com aproximadamente 106 mil unidades fabricadas.
2) C3 (primeira geração)

O C3 foi o primeiro hatch compacto produzido pela Citroën no Brasil. As formas simpáticas remetiam ao clássico 2CV e o fizeram cair nas graças do consumidor, especialmente o público feminino.
O C3 era o que hoje se chamaria de compacto premium por causa do acabamento mais sofisticado e a generosa lista de equipamentos. A primeira geração foi substituída em 2012 por um modelo mais moderno e com estilo alinhado ao exterior.
3) Aircross

A versão aventureira do C3 Picasso estreou no país em 2010. Apesar de ser uma minivan, ele era a resposta aos SUVs compactos que começavam a despontar no mercado brasileiro.
Sua principal característica era o estepe posicionado de forma assimétrica na tampa traseira. O carro saiu de linha em 2021, mas o nome voltaria em 2023, agora em um SUV “de verdade” chamado C3 Aircross.
4) C4 Cactus

O C4 Cactus foi o último projeto desenvolvido exclusivamente pela PSA, já que ele estreou antes da fusão com a FCA que deu origem à Stellantis.
Foi lançado em 2018 com duas motorizações, inclusive a possante 1.6 THP turbo de 165 cv. Ele foi baseado em um projeto que originalmente é um hatch no mercado europeu.
Por isso, recebeu algumas mudanças para ficar mais parecido com um SUV. O Cactus foi produzido até 2023, quando foi aposentado após a chegada do C3 Aircross.
5) Basalt

O Basalt foi o último dos três modelos da estratégia C-Cubed, o plano comercial da gestão Stellantis que realizou três lançamentos em três anos. Mesmo assim, já pode ser considerado o mais importante do trio por seu desempenho nas vendas.
O SUV cupê é o modelo mais vendido da Citroën na atualidade. A combinação de generoso espaço interno e preços competitivos fisgaram o consumidor. É um Basalt também o Citroën de número 1 milhão produzido em Porto Real.
